segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Tawantinsuyu- a lenda do Império Inca

Expansão Máxima promovida por Pachacuti.
Inca Ruca - Imperador
Originários da Floresta Amazônica, os povos quíchua ou quéchua, em algum momento da História imigraram para o sul. o nome tawantinsuyu em quíchua ou quéchua significa "As Quatro Terras" ou "Os quatro cantos do mundo". Quando atingiu sua extensão máxima o império cobria os atuais países da América do sul: extremo norte do Equador, toda Bolívia e Peru, norte da Argentina e norte do Chile. como não desenvolveram escrita o os incas desenvolveram os quipus. sua capital era a atual cidade de Cusco (que em quichua significa "Umbigo do Mundo"), o Estado Inca era Teocrático (isto é o soberano era a encarnação de Deus na Terra). a Religião era dominada pela figura do curaca (sacerdote inca), os mensageiros incas ou chasques podiam percorrer quilômetros de estradas do império em dias! no império Inca,  abrangia diversas nações  e mais de 700 idiomas diferentes, sendo  mais  falado o quíchua.

Antecedentes 

Existem provas arqueológicas, que por volta de 1.800 a.C, existia uma Civilização chamada "Norte Chico" que tinha uma religião de culto antropomórfico, praticava a agricultura irrigada e o comércio, notadamente o comércio troca de algodão, plantado por peixe, por povos da região.
1.000 anos depois uma  nova civilização surge nos Andes (800 a.C) os Chavín de Huantar, o embrião do estado teocrático andino. do ano 50 até o ano 700, a civilização mochica floresce e do ano 700 devido a secas, fome, doenças, a Civilização Moche desaparece deixando apenas Pirâmides de  barro e terra para trás e objetos de cerâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário