terça-feira, 16 de abril de 2013

Alexandre III, o Grande

O mundo durante 323 a.C, durante a morte de Alexandre, O Grande
Mapa do Império Macedônico 

Mosaico encontrado em Pompeia, retratando a Batalha de Isso
Após a morte de Alexandre, o Grande seu Império foi divido entre os 4 generais,
dando origem a 4 Estados.
Alexandre, o Grande ou Alexandre III da Macedônia ficou conhecido historicamente por ter conquistado o Império Persa Aquemênida. Nascido em 20 de Julho de  336 a.C, no Século IV a.C, no Reino da Macedônia, na capital do reino, Pela, Alexandre em grego (Αλέξανδρος o Τρίτος o Μακεδών, Aléxandros ho Trítos ho Makedón, Αλέξανδρος o Τρίτος o Μακεδών, Aléxandros ho Trítos ho Makedón, Αλέξανδρος ο Μέγας, Aléxandros ho Mégas ou Μέγας Αλέξανδρος, Mégas Aléxandros ) ele nasceu durante a Dinastia Argéada. Casou-se com Roxana da Báctria, Morreu aos 32 anos de idade  em 10 de Julho de 323 a.C na Babilônia, responsavél por criar o Império Macedônico, lutou em batalhas como  Gaugamela, contra Dário III da Pérsia, ele fundou várias cidades com o nome de Alexandria, mas a mais famosas dela foi a do Egito, que ao chegar lá se tornou Faraó do Egito Antigo. conquistou cidades fortificadas como a de Tiro, o famoso cerco de Tiro, que diziam ser inexpugnável cidade-fortaleza. Lutou na Batalha de Issso, Hispasdes (Índia), Batalha de Grânico  e todas ele venceu, Alexandre era bissexual  e teve um caso com um homem chamado Efesto. Fundou a civilização Helenística (do grego, hellenizein – "falar grego", "viver como os gregos) isso foi uma fusão das civilizações grega, egípcia e Persa muitas cidades gregas foram fundadas nessa época, como legado de alexandre, o grego era língua oficial. Vários Estados ou "Impérios" surgiram como o Império Selêucida (localizado no Oriente médio a capital do Império Selêucida era Selêucia do Tigre) ou o Egito Ptolomaico dando surgiria personagens como Cleópatra VII  



domingo, 30 de dezembro de 2012

Moais a civilização de Rapa Nuí

um ahu com sete moais, símbolos emblemáticos da Ilha de páscoa 
A ilha de Páscoa, foi berço da Civilização de Rapanuí, quando os povos da Polinésia chegaram a Ilha de Páscoa, encontraram uma floresta exuberante de palmeiras muito altas de 24 m de altura, infelizmente a floresta serviu de meios de construção para os Moais que foram erguidas 900 estatuas de pedra, esse usavam as enormes palmeiras para construir um sistema de rolamentos ou seja prendiam a estatua com corda e vários homens iam arrastando com força humana sem ajuda de animais ou de veículos, e depois de demarcado o local que seria erguido o moai eles levantam a estátua com várias cordas ou longo do corpo da estátua de vários e vários homens puxam ela para frente para posicionar no local final. Mas isso ajudo a devastar  a ilha que destruiu as floresta de palmeiras nativas da ilha pois tudo era usado para fazer cabanas,  canoas ou até troncos que serviam como sistema de rolagem das estátuas. Essas estatuas foram construídas entre 1.200 e 1.500 de nossa era. Os moais que ostentam um "pukaos" - cilindro de pedra vermelha pesando até 12 toneladas, possivelmente representa um cocar de penas vermelhas.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Revolta da Vacina

A Revolta da Vacina (ocorrido entre 10 - segunda feira a 16 de novembro - sexta feira de 1904)  na cidade do Rio de Janeiro  foi uma revolta popular contra o projeto de vacinação obrigatória das populações de bairros e áreas mais pobres da cidade, brigadas de sanitaristas  junto com policias entravam em favelas cariocas para erradicar doenças como varíola que se espalhava como em cortiços que eram derrubados para acabar com essas doenças porém essas medidas tomadas pelo presidente  Rodrigues Alves  deixou a população descontente por que os jornais de oposição querendo derrubar o governo diziam a população que a vacina era algo ruim que as mataria sendo que na verdade ela iria curar doenças, a ignorância do povo carioca mais pobre contribuiu para que ocorre essa revolta, sendo que as brigadas de sanitaristas eram liderados por Oswaldo Cruz  

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Diferenças culturais, Econômicas e Sociais do povos nativos das Américas

Quando os colonizadores Europeus chegaram nas Américas os povos  nativos das Américas estavam divididos em diferentes estágios e diferenças econômicas, sociais e culturas, por exemplo os povos nativos do Brasil (Tupis, Guaranis, Botocudos, Jês), estavam na Pré História ou paleolítico desconhecendo tecnologias como a roda, o anzol, a metalurgia, o anzol, espelho, machado etc. Os Astecas já detinham um Império na América Central e sul da América do Norte.  Os colonizadores podem ser divididos etnicamente em 3 grupos:

Latinos:
franceses
Espanhóis
Portugueses

Germânicos 
Holandeses
Ingleses

Eslavos:
Russos


conchamarka (em quíchua "lugar do fogão", Ruínas de um Tambo inca entrada numa estrada de Machu Picchu
India Zo'é, muitas tribos nativas do Brasil vivem como  era na chegada dos colonizadores europeus  
Templo maia de kulkukán
Eslavos Orientais *Somente os Russos* que detiveram até 1867, o Alasca, sendo a única colônia do Império Russo, nas Américas, os Incas tinha um outro Império Inca que se estendia do Equador até o Norte da Argentina tendo como capital Cusco (em  quíchua "umbigo do mundo"), no Império Inca ou tawantinsuyu em quíchua havia uma estrutura chamada Tambo ou Tampu em quíchua "estalagem"  foi uma estrutura inca  para fins administrativos e militares. Essa edificação era encontrada ao longo das estradas incas, servia de armazém porque continha suprimentos (roupas e alimentos) , era alojamento para funcionários do estado que vivia de forma itinerante, e armazena quipus   um instrumento de contabilidade, que era usado para controle do estoque nas tambos. os Brasilíndios tinha tuas autoridades uma terrena o Morubixaba ou cacique , ou Cachique (no Haiti, quer dizer "chefe político)  ou cacique me espanhol é a denominação dos chefes indígenas americanos , o termo foi divulgado por Espanhóis e Portugueses que o termo vem do Aruaque  e isso aconteceu por que essa tribo indígena foi a primeiro grupo indígena que teve contato com os Portugueses e Espanhóis no Século XVI. o motivo do Reino de Portugal  (1139-1910) ter sido a primeira nação europeia a sair em alto mar foi porque foi a primeira nação a ter seu estado centralizado, isso permitiu que os portugueses saíssem na frente da corrida colonialista, foram eles que inventaram a vela triangular na  "Escola  de Sagres", entre outras invenções o astrolábio,os espanhóis estavam envolvidos com problemas internos no caso a Guerra de Reconquista que atrasou a centralização do Estado espanhol a guerra terminou em 1492. Os Maias viviam em cidades- estados como os Gregos na Antiguidade Clássica daí chamarem os Maias que "Gregos do novo Mundo", cada cidade maia tinha um templo-pirâmidal, El castilho (em espanhol) ou O Castelo, ou ainda templo de Kulkulcán  foi construído pelos maias no século XII de nossa era pelos maias  itzaés  na antiga cidade de Chichen Itzá  no estado mexicano pertencente a Iucatã . A estrutura é conhecida pelo arqueólogos como  Estrutura 5B18, o templo era uma homenagem ao deus-serpente Kulkulkan (serpente emplumada em língua maia)  era equivalente ao deus Quetzalcoatl dos astecas, a mesma divindade, mas em língua náuatle. os brasilíndios tinha outra autoridade além do cacique havia o pajé uma autoridade religiosa e espiritual  ele realizava curas e a comunicação com os espíritos acentrais e além e responsável por passar cultura da tribo para novas gerações.   

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Assíria a potência militar do Antigo Oriente Médio

Império Assírio em 824 a.C  (em verde escuro) e em verde claro 671 a.C
Foi um antigo Reino do Atual Iraque ou antiga mesopotâmia, que ficou conhecido por sua crueldade, a palavra Assíria vêm do nome de sua primeira capital Assur ou Ashur, denominação grega a cidade Assíria. Porém em Acadiano (língua falada pelo povo Assírio e Acadiano) Q'al'at sherqat, foi capital do Primeiro Império Assírio entre os século 14 a 9 a.C, uma cidade estado de importância internacional foi destruída durante o Império Babilônico, assim como um pouco antes do estabelecimento do Segundo Império Babilônico Nínive (segunda capital Assíria) foi destruída por uma coalização Medo-babilônica em 612 a.C suas principais cidades estados foram Assur, Nínive e Nimrud O Império Assírio surgiu depois do enfraquecimento do do Primeiro Império Babilônico. Vindos Norte no Século 12 a.C conquistaram toda a mesopotâmia. Em 2000 a.C, em grande movimento indo-europeu, vindo do Cáucaso, os Assírios se estabeleceram-se no alto trige. Foram invadidos pelos povos bárbaros chamados Amoritas.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Os Três Reinos Combatentes da China

O Período dos Três Reinos (em chinês Sānguó), é um período da china que parte da Desunião  chamada de Seis Dinastias em sentido acadêmico se aceita o período durante a fundação de Wei  em 220 a conquista de Wu pela Dinastia Jin em 280, No entanto alguns historiados chineses alegam que o período se inciou em 184 durante a Revolta dos Turbantes Amarelos  o período posterior e considerado "não oficial  de 190 a 220 foi marcada principalmente pelas lutas dos generais em várias partes da China, muitas vezes essas lutas foram consideradas caóticas por historiadores chineses. A partir da média do Período entre 220 a 263  foi marcado por um arranjo militar  e estável entre os estados rivais.

                                                   Mapa dos Principais estados combatentes chineses.


1) Reino de Wei
2) Reino de Han, Shu-Han, ou Shu
e  Reino de Wu

Em 263, o estado de Wei destrói o estado de Shu. o jogo de computador chamado  The Tree Kingdom: Fate of the Dragon  retrata bem esse período traduzindo  Os Três Reinos: O Destino do Dragão"  o jogo se passa em 184 de nossa era e fala sobre a reunificação da China  foi desenvolvida pela Overmax Studios em 2001, e mostra os três reinos combatentes já citados nesse post. Em 196 estabeleceu uma corte imperial em Xuchang e desenvolveu colônias agricultoras militares (tuntian) para suportar seu exército





 

80 anos da Revolução de 1932

A Revolução de 1932 foi um movimento ocorrido no Estado de São Paulo cujo objetivo era derrubar o Governo provisório de Getúlio Vargas