quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fenícios e a força do Comércio marítimo

Os Fenícios, eram um povo que se localizava, aonde hoje é o atual  Líbano  no Mediterrâneo Oriental. estabelecidos desde 3.000 a.C, como a região era pobre em recursos naturais, eles foram, obrigados a desenvolver uma civilização marítima baseada no comércio. Uma talassocracia. suas principais cidades eram  Biblos, Tiro e Sídon, cada uma teve seu apogeu comercial e declínio. sua mais famosa colônia sem dúvida foi a Cartago no Norte da África, aonde hoje é a atual Tunísia. na ponta nordeste deste país. fundada em 814 a.C, pelos fenícios de Tiro Cartago prosperaria, após a queda sua metrópole, mas isso é uma outra história. seu principal produto era madeira. mais especificamente  credo. pois a na Fenícia havia muitas florestas de credo. eles colonizaram boa parte do Mediterrâneo Ocidental e Oriental, fundando entrepostos comercias, chegando a fundar colônias no sul da Itália e Sicília. seus navios largos, cumpridos e delgados ajudaram a estabelecer a hegemonia comercial, chegando até as Ilhas Britânicas, e Etiópia. os historiadores também lembram os fenícios como a civilização que desenvolveu as bases para o alfabeto moderno, por volta  1.500 a.C, era um sistema de símbolos, que transmitiam uma ideia de voz humana, desenvolvida pelos comerciantes e marinheiros fenícios com 22 letras, isso facilitou muito as viagens e transações comerciais, e revolucionou a comunicação humana.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Os Nazcas

huaco ictiiforme da cultura Nazca
A civilização Nazca  durou um (1) milênio de 300 a.C-700 d.C. Já em 100 a.C (quando a civilização Nazca tinha 200 anos), a região do Deserto de Nazca ou Sechura (o nome Sechura, é devido cultura SEC que se desenvolveu por volta de 400 a.C), já se encontrava desértica. na região inóspita do Peru, parece que floresceu essa civilização. eles desenvolveram um sistema de abastecimento de água, através de canais subterrâneos ou poços subterrâneos. mas parece que no fim de sua nação, as famosas Linhas de Nazca  eram lugares a céu aberto como templos, para reverenciar os deuses e para eles mandarem chuva, para aquela região desértica.  O que nunca pode ter ocorrido. os sacrifícios humanos pode ter tido o mesmo proposito, deveria ter tido guerras internas entre os Nazca, pelo controle da água, dos rios, lagos que eram escassos na região. A população Nazca se alimentava de modo geral de milho, abóbora, batata doce e mandioca. plantavam algodão, para produtos têxteis (roupas)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Tawantinsuyu- a lenda do Império Inca

Expansão Máxima promovida por Pachacuti.
Inca Ruca - Imperador
Originários da Floresta Amazônica, os povos quíchua ou quéchua, em algum momento da História imigraram para o sul. o nome tawantinsuyu em quíchua ou quéchua significa "As Quatro Terras" ou "Os quatro cantos do mundo". Quando atingiu sua extensão máxima o império cobria os atuais países da América do sul: extremo norte do Equador, toda Bolívia e Peru, norte da Argentina e norte do Chile. como não desenvolveram escrita o os incas desenvolveram os quipus. sua capital era a atual cidade de Cusco (que em quichua significa "Umbigo do Mundo"), o Estado Inca era Teocrático (isto é o soberano era a encarnação de Deus na Terra). a Religião era dominada pela figura do curaca (sacerdote inca), os mensageiros incas ou chasques podiam percorrer quilômetros de estradas do império em dias! no império Inca,  abrangia diversas nações  e mais de 700 idiomas diferentes, sendo  mais  falado o quíchua.

Antecedentes 

Existem provas arqueológicas, que por volta de 1.800 a.C, existia uma Civilização chamada "Norte Chico" que tinha uma religião de culto antropomórfico, praticava a agricultura irrigada e o comércio, notadamente o comércio troca de algodão, plantado por peixe, por povos da região.
1.000 anos depois uma  nova civilização surge nos Andes (800 a.C) os Chavín de Huantar, o embrião do estado teocrático andino. do ano 50 até o ano 700, a civilização mochica floresce e do ano 700 devido a secas, fome, doenças, a Civilização Moche desaparece deixando apenas Pirâmides de  barro e terra para trás e objetos de cerâmica.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Astecas

Mapa do Império Mexica, em seu auge. o Império dos Astecas durou entre 1325 e 1519, sendo substituído pelos espanhois, o império Asteca, foi o ultimo império mesoamericano, na América do Norte meridional, sendo antecessor o império Tolteca.
O astecas ou mexicas, foram uma civilização que floresceu no atual  território do méxico entre 1325 e 1519, sendo  que após ano de 1519, houve a conquista do império mexicas pelos espanhois. (1519 a 1521)
sementes de Cacau eram moedas de troca, para os astecas, enquanto o ouro, não representava nada, além de  ornar objetos. Para os Espanhois que quando chegram no Continente Americano, não conheciam o Cacau, e por isso não tinha importancia econômica, mas o ouro sim, um importante metal, para o Reino da Espanha, mas devemos respeitar as duas visões de mundo, não devendo menospreza nenhuma.
Maquete representando o Mercado de Tlateloco.
o idioma pelos astecas falados era o nahuatl. os méxicas entraram no Vale do méxico em 1.200 de nossa era e derrotaram o Império Tolteca (900 a 1.200 de nossa era), tendo como capital Tula,  a partir do século XIII, os astecas de mudaram para o  Vale do méxico ou Anahuác, como eles o chamavam. podem ser classificados como um povo nativo da América do Norte, pertencente ao grupo Nahua. os astecas construiram a capital Tenoctitlán em 1325,  após a visão de uma águia comendo uma serpente em cima de um cacto, uma visão enviada aos deuses que ali deveria ser estabelecido uma nova sede de governo. a cidade cresceu e ocorreu o fenômeno das chinampas (fazendas flutuantes), que por ano produzia 7 colheitas. os mexicas, foram habitar o lago texcoco (que foi drenado pelos espanhóis posteriormente), la os mexicas era uma tribo subordinada dos Tepanecas, tinha que pagar impostos altos, mas depois de uma determinada ocasião os mexicas venceram seus opressores e inciaram a construção de novo império, e viraria a ordem da mesoamérica de ponta-cabeça passando de uma tribo dominada, para uma civilização dominante. os Astecas ficaram famosos por construir o Templo Mayor, ou huey  teocalli em nahuatl. o templo era um tributo a dois deuses do panteão asteca tlaloc (o deus da chuva e da agricultura) e huitzilopochtli (o deus da guerra), cada divindade tinha um santuário próprio no topo do  templo. e escadaria própria que conduzia ao santuário de cada deus. segundo as crônicas espanholas, diziam que os Astecas, matavam 20 mil pessoas por dia, para alimentar o deus sol, pois se não fosse feito sacrifício humano (matar pessoas), o sol não nasceria no dia seguinte. no incio o sacrifício de pessoas, em lugares públicos com templos, era uma forma de controle social (isto é o governo controla o população, de alguma forma, no caso incutindo medo na população, porem com o passar do tempo esse ritual, começou a tomar proporções sangrentas e sanguinárias, e virou uma espécie de entretenimento para os clérigos mexicas, e isso levaria ao caminho da auto-destruição. As astecas construíram um sistema duplo de aquedutos, que transportavam água da montanha, e serpenteava até dar uma banheira de pedra, usada pelo própria imperador asteca, que tomava todo banho nela. quando espanhóis viram a capital mexica, pela primeira vez ficaram maravilhados, que chamaram-a de "Veneza do Novo mundo", mas a beleza da cidade não salvaria de sua destruição, comandada por Hernán Cortez, com uma força de 400 homens, alguns cavalos e canhões. Mas a verdade que  os Espanhóis tiveram apoio de povos submissos aos Astecas, isso pode ter ajudado, e la malinche (esposa de Hernan Cortez, nas Américas) ou malinalli  Tenépeatl  ou ainda malinztin em náuatle, ou Doña marina, foi um mulher asteca (da etnia Nahua) da costa do Golfo do México que acompanhou Hernán Cortez e teve um papel decisivo na Conquista do México,  uma vez que falava ao menos 3 línguas. A expressão la malinche! é usada no sentido de traidor ou tradutor. no México e países adjacentes. com forme o tempo passava os povos submetidos pelos Astecas, iam, se juntando ao Espanhóis, pode até ser uma força pequena, mas lembre-se os Espanhóis, tinham um aliado poderoso. os povos subjugados pelos astecas. Um dos episódios que isso pode ter acontecido, foi La Noche triste de Cortez, quando 450 soldados espanhóis foram mortos pelos soldados astecas (guerreiros águia e jaguar), e 4 mil nativos aliados dos espanhóis também. Os astecas festejavam a tal vitória sobre os ibéricos, bebendo em seus crânios (dos soldados espanhóis mortos). Hernán Cortez foi obrigado a fugir, mas ele prometeria que iria se fingar dos astecas. esse evento ocorreu no dia 30 de junho a 1 de julho de 1520, as margens do lago texcoco. mas a vitória seria efêmera, um ano depois (1521), os infelizmente e tristemente, o Reino da Espanha, iria conquista o Império mexica, foi o fim de uma brilhante nação nativa do atual México. templos-pirâmides astecas, foram demolidos para dar lugar a construção de igrejas católicas (um desrespeito a mitologia dos mexicas). mas a pergunta que não quer calar é a seguinte : o que teria acontecido, se os Espanhóis não tivessem entrado em território náuatle e derrotados os mexicas?, quando tempo mais teria sobrevivido o Império dos Mexicas ? não se sabe, talvez uma América melhor ?  ignora-se isso. mas a lembrança de sua civilização, será o testemunho da habilidade, força e inteligência do homem mesoamericano. 

O misterioso Stonehenge brasileiro

Não se sabe quando foi erguido,mas algumas fontes indicam que foi no século 10 (901 -1000), outras entre 2.000 a 1.5000 anos atrás, mas foi aqui no Brasil,numa cidade chamada Calçoene a 400 km de Macapá,
cachorro perto do "stonehenge" brasileiro, em Macapá, Amapá

Vaso de ceramica, encontrado, em sitio arqueológico, próximo ao monumento megalítico
homem exibe mascara ritualística de cerâmica, encontrada no "stonehenge do Brasil"

outra perspectiva, do stonehenge do brasil, aqui pode ver as formações megalíticas.
Uma estrutura de pedra, parecida com o Stonehenge encontrado na Inglaterra, não se sabe quem fez, em porque, mas foram encontrados vestígios arqueológicos, como: vasos e máscaras ritualísticas, acredita que os Povos Nativos do Brasil possam ter construído um Observatório Astronômico. suas estruturas de pedra são classificados por menires ( um menir é um monumento pré histórico, que tem sua pedra cravada no solo), a palavra vem do Gaélico que significa "pedra longa". a muito estudo para saber quem fez, mas uma coisa fica clara, os habitantes da floresta, não eram tão primitivos e selvagens como pensamos, já realizavam grandes obras megalíticas, desconhecidas até então para nós. o local também pode ter sido usado como um antigo templo, para os povos amazônicos, que buscavam orientação através do sol. o sitio arquelógico que encontrada tal estrutura foi chamada de Rego Grande de 30 metros de diâmetro. as pedras eram granito que alcançavam uma altura de 3 metros.

domingo, 21 de agosto de 2011

Civilização Indigena uma cultura perdida

índias do Xingu, comemorando 50 anos de criação do Parque Indígena. 
 190670 190668.b 357514
Os povos indígenas que aqui habitavam foram exterminadas pelos invasores europeus (portugueses, ou como os Amerindios os chamavam “perós”, e os franceses, os “mairs”, os tupiniquins chamavam o Brasil de Pindorama ou Pindoretama de Pindó – palmeira e rama – terra do tupi terra das palmeiras, os indios adavam completamente nus, tanto homens quanto mulheres, crianças e pessoas idosas,  usavam caminhos de grama pisada chamada de Peabiru que os Incas construíram para eles. estavam na Pré-história, hoje os historiados chamam esse período de Brasil Pré-cabralino (antes da chegada de Pedro alvares Cabral) os indios usavam os macarás (chocalhos usados em rituais), se pintavam com urucum (produzia uma tinta vermelha) o jenipapo (produzia uma tinta azul escura) e o calcário para pintar o corpo de branco. só o cacique, morubixaba ou tuxua podia usar o cocar, os brasilíndios dormiam na rede de descanso o “inni” como eles o chamavam e moravam em ocas ou malocas feitas de madeira e teto de palha.usavam um objeto redondo feito de penas de avestruz chamado Enduap para laçar os inimigos “sumarã” no idioma deles durante a guerra. pois os brasiliindios eram canibais e usavam um instrumento chamado  ibirapema um tipo de tacape executor de batia na vitima e matava. eles usavam um pequeno escudo de  casca de arvore para se proteger do inimigo. a mulheres plantavam as roças (milho, mandioca, pimenta) e criavam animais (tapir, caituti, tatu), antes da chegado dos europeus a galinha era desconhecida (se bem que no México o Peru, pode ser um “primo” distante da galinha/galo. e o avestruz também. e o gado como boi e vaca, não era conhecido nas Américas. a sucerania chefia era passado de pai para filho. Nas festas os indígenas tomavam uma bebida chamada cauim (uma bebida alcoólica tradicional dos povos indígenas do Brasil sua origem se encontra nos tempos pré-cabralinos Ainda é feito hoje em áreas distantes ao longo do Panamá e da América do Sul. Cauim é feito através da fermentação da mandioca ou do milho, às vezes misturados com sucos de fruta). eram antropofágicos, porém os europeus promoveram um genocídio com os índios sendo sua difícil reconstituir com exatidão a historia dos povos pré-cabralinos de Pindorama. "Um holocausto" Ameríndio.   

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Roma antiga a força de um Império

 
Mapa do Império Romano em sua máxima extensão cobrindo uma área de  5 milhões de  km²
guerreiros gauleses
ok vou falar de uma mais aprofundada dessa magnifica civilização do mundo mediterrâneo antigo, suas origens mitológicas datam do século VIII a.C, segundo mito de Romulo  e Remo que foi criado por uma "loba" pode se entender essa metáfora da loba com uma camponesa local e não uma loba de verdade os dois irmãos brigaram pela disputa do trono de roma e romulo matou remo, mas a história verdadeira é que a região foi habitada desde meados dos II milênio antes de cristo, por vários povos, tribos nômades de agricultores e pastores  na época poderia haver uma floresta temperada com pântanos  ainda no século oitava a.C, e os pântanos teriam sido drenados para construir a futura cidade de roma, dominados pelos etruscos desde o século VIII a.C, só em fins do século VI a.C (509 a.C) que os romanos conseguiram emancipação dos etruscos segundo a lenda um rei etrusco chamado Tarquínio, o soberbo tinha um filho muito mimado (sexto )(que queria namorar lucrécia esposa  de um general importante de roma, não conseguindo isso, ele acabou estuprando a mulher e ela não queria contar para o marido o que havia ocorrido te tanta vergonha ela se matou e pai e filho foram expulsos da cidade    da fase de Reino passou a República com medo dos reis etruscos ele agora seriam governados por uma república que em latim significa "res publica" coisa publica que duraria até o ano 27 a.C quando Otávio fundaria o Império tornando o primeiro imperador oficial de roma, um dos grandes feitos de engenharia que muitas pessoas devem conhecer é o Anfiteatro Flaviano erroneamente chamado de Coliseu por havia perto do edifício uma estatua colossal de Nero. construído nos jardins do palácio do imperador Nero, a obra durou 10 anos para ser concluída e servia apenas como uma "ferramenta" de entretenimento para o povo de roma, controlar as mentes dos romanos com jogos sangrentos e mortes indiscriminada de animais com leões, elefantes, rinocerontes, tigres, ursos etc. além da morte de gladiadores em combate. O primeiro saque de Roma, ocorreu em 390 a.C, quase destruído pelos gauleses (um grupo étnico celta, que habitava aonde hoje é a atual França). isso porque os celtas estavam sendo empurrador por outros povos bárbaros dentro dos domínios da jovem República Romana causando destruição e morte, porém os romanos ficaram mais espertos o gládio foi adotado e aprenderam a proteger mais a cidade de invasores. Roma se tornou as passar dos tempos uma civilização forte, venceu os cartagineses nas três guerras púnicas (264 - 146 a.C)
Castro_de_S_Lourenço_(Vila_Chã_perto_de_Esposende)1499
tipica casa celta (lusitânia), durante o Período Pré-Romano,
a arquitetura das edificações celtas, variava de nação celta para nação celta.
Roma aos poucos se transformou em uma superpotência, incoporando 5 milhões e km² na fase do Império Romano, houve uma fase final da construção do Império no século II de nossa era (101 – 200), apesar da destruição da Civilização Celta  houve um nascimento de uma nova civilização a Europeia durante a Idade média tendo como todas as línguas subsequêntes derivadas do latim (francês, italiano, Inglês, espanhol, romeno e português) houve contribuições como o Senado, na política, os romanos nunca conseguiram chegar ao Oriente se bem que a supostas ruínas romanas na China datando do século I de nossa era (1 – 100) devido ao Império Parto ter derrotado os romanos.