quarta-feira, 11 de julho de 2012

Os Três Reinos Combatentes da China

O Período dos Três Reinos (em chinês Sānguó), é um período da china que parte da Desunião  chamada de Seis Dinastias em sentido acadêmico se aceita o período durante a fundação de Wei  em 220 a conquista de Wu pela Dinastia Jin em 280, No entanto alguns historiados chineses alegam que o período se inciou em 184 durante a Revolta dos Turbantes Amarelos  o período posterior e considerado "não oficial  de 190 a 220 foi marcada principalmente pelas lutas dos generais em várias partes da China, muitas vezes essas lutas foram consideradas caóticas por historiadores chineses. A partir da média do Período entre 220 a 263  foi marcado por um arranjo militar  e estável entre os estados rivais.

                                                   Mapa dos Principais estados combatentes chineses.


1) Reino de Wei
2) Reino de Han, Shu-Han, ou Shu
e  Reino de Wu

Em 263, o estado de Wei destrói o estado de Shu. o jogo de computador chamado  The Tree Kingdom: Fate of the Dragon  retrata bem esse período traduzindo  Os Três Reinos: O Destino do Dragão"  o jogo se passa em 184 de nossa era e fala sobre a reunificação da China  foi desenvolvida pela Overmax Studios em 2001, e mostra os três reinos combatentes já citados nesse post. Em 196 estabeleceu uma corte imperial em Xuchang e desenvolveu colônias agricultoras militares (tuntian) para suportar seu exército





 

80 anos da Revolução de 1932

A Revolução de 1932 foi um movimento ocorrido no Estado de São Paulo cujo objetivo era derrubar o Governo provisório de Getúlio Vargas

sábado, 23 de junho de 2012

Sociedade e Cultura Viking

uma casal comunal viiking reconstruída
modelo do navio Viking Gokstad, o navio original, está exposto no Museu de Oslo, Noruega
Reconstituição moderna de uma batalha Viking.
Os vikings eram uma civilização da idade do ferro, cujo local de habitação desses "homens do norte" em inglês Norsemen  eram os atuais Noruega, Dinamarca e Suécia, desenvolveram uma cultura guerreira, e por muitos povos medievais eram considerados selvagens e bárbaros, invadindo Monastérios como Lindsfarme na Inglaterra medieval em 793, os vikings expadiram seus dominios com dois tipos de embarcações hoje conhecidas como Dracar e Knorr. esse povo  se destacou como marinheiros, navegantes, comerciantes e guerreiros, conquistaram e invadiram a Rússia, daí  o nome Rússia "terra de Rus" em homenagem aos vikings que ali chegaram, Islândia, Groenlândia e até o sul de Al- Andalus (nome que os sarracenos chamava a Espanha na Idade média) e em Terra nova no atual Canadá, esse Período ficou conhecido como Era viking  os varegues (vikings suecos) navegaram para o leste entrando na Rússia, onde Rurik (830-879), fundou o primeiro estado russo, pelos rios ao sul. Os Vikings eram politeístas, tendo características  personalidade, histórias e influência do dia a dia. Eles erram divididos em dois grupos:

a) os Aesir (un clã de deuses que residem em Asgard)

b) os Vanir (outra clã de deuses de Asgard)

Asgard segunda mitologia nórdica é terra aonde habita os deuses vikings de seu panteão

Midgard (é a terra propriamente dita), além de outras criaturas como os gigantes  ex: Troll.

socialmente os vikings se dividiam da seguinte forma : o rei estava no ápice da pirâmide social, embaixo estavam os jarls  (homens de classe alta e grande proprietários de terra, mas não eram nobres pois não
havia o conceito de nobreza na sociedade viking) abaixo deles estavam os Karls (homens livres mas sem posses ou com poucas propriedades) ex: pequenos comerciantes ou lavradores. Os Karls compunham o grosso do exército viking. Abaixo deles estavam os thralls (escravos). A economia viking se baseava na pesca (principalmente bacalhau), e do comércio marítimo no norte da Europa. conquistaram a Normandia (região noroeste da França), colonizada por normandos, além de conquistar o Mar Báltico, Invadiram locais como  Portugal e Espanha. Porém o mundo cristão iria intervir no mundo viking, que acabaria destruindo sua  cultura guerreira, selvagem e conquistadora, baseada na força bruta e no seu paganismo de seu pantão

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fenícios e a força do Comércio marítimo

Os Fenícios, eram um povo que se localizava, aonde hoje é o atual  Líbano  no Mediterrâneo Oriental. estabelecidos desde 3.000 a.C, como a região era pobre em recursos naturais, eles foram, obrigados a desenvolver uma civilização marítima baseada no comércio. Uma talassocracia. suas principais cidades eram  Biblos, Tiro e Sídon, cada uma teve seu apogeu comercial e declínio. sua mais famosa colônia sem dúvida foi a Cartago no Norte da África, aonde hoje é a atual Tunísia. na ponta nordeste deste país. fundada em 814 a.C, pelos fenícios de Tiro Cartago prosperaria, após a queda sua metrópole, mas isso é uma outra história. seu principal produto era madeira. mais especificamente  credo. pois a na Fenícia havia muitas florestas de credo. eles colonizaram boa parte do Mediterrâneo Ocidental e Oriental, fundando entrepostos comercias, chegando a fundar colônias no sul da Itália e Sicília. seus navios largos, cumpridos e delgados ajudaram a estabelecer a hegemonia comercial, chegando até as Ilhas Britânicas, e Etiópia. os historiadores também lembram os fenícios como a civilização que desenvolveu as bases para o alfabeto moderno, por volta  1.500 a.C, era um sistema de símbolos, que transmitiam uma ideia de voz humana, desenvolvida pelos comerciantes e marinheiros fenícios com 22 letras, isso facilitou muito as viagens e transações comerciais, e revolucionou a comunicação humana.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Os Nazcas

huaco ictiiforme da cultura Nazca
A civilização Nazca  durou um (1) milênio de 300 a.C-700 d.C. Já em 100 a.C (quando a civilização Nazca tinha 200 anos), a região do Deserto de Nazca ou Sechura (o nome Sechura, é devido cultura SEC que se desenvolveu por volta de 400 a.C), já se encontrava desértica. na região inóspita do Peru, parece que floresceu essa civilização. eles desenvolveram um sistema de abastecimento de água, através de canais subterrâneos ou poços subterrâneos. mas parece que no fim de sua nação, as famosas Linhas de Nazca  eram lugares a céu aberto como templos, para reverenciar os deuses e para eles mandarem chuva, para aquela região desértica.  O que nunca pode ter ocorrido. os sacrifícios humanos pode ter tido o mesmo proposito, deveria ter tido guerras internas entre os Nazca, pelo controle da água, dos rios, lagos que eram escassos na região. A população Nazca se alimentava de modo geral de milho, abóbora, batata doce e mandioca. plantavam algodão, para produtos têxteis (roupas)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Tawantinsuyu- a lenda do Império Inca

Expansão Máxima promovida por Pachacuti.
Inca Ruca - Imperador
Originários da Floresta Amazônica, os povos quíchua ou quéchua, em algum momento da História imigraram para o sul. o nome tawantinsuyu em quíchua ou quéchua significa "As Quatro Terras" ou "Os quatro cantos do mundo". Quando atingiu sua extensão máxima o império cobria os atuais países da América do sul: extremo norte do Equador, toda Bolívia e Peru, norte da Argentina e norte do Chile. como não desenvolveram escrita o os incas desenvolveram os quipus. sua capital era a atual cidade de Cusco (que em quichua significa "Umbigo do Mundo"), o Estado Inca era Teocrático (isto é o soberano era a encarnação de Deus na Terra). a Religião era dominada pela figura do curaca (sacerdote inca), os mensageiros incas ou chasques podiam percorrer quilômetros de estradas do império em dias! no império Inca,  abrangia diversas nações  e mais de 700 idiomas diferentes, sendo  mais  falado o quíchua.

Antecedentes 

Existem provas arqueológicas, que por volta de 1.800 a.C, existia uma Civilização chamada "Norte Chico" que tinha uma religião de culto antropomórfico, praticava a agricultura irrigada e o comércio, notadamente o comércio troca de algodão, plantado por peixe, por povos da região.
1.000 anos depois uma  nova civilização surge nos Andes (800 a.C) os Chavín de Huantar, o embrião do estado teocrático andino. do ano 50 até o ano 700, a civilização mochica floresce e do ano 700 devido a secas, fome, doenças, a Civilização Moche desaparece deixando apenas Pirâmides de  barro e terra para trás e objetos de cerâmica.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Astecas

Mapa do Império Mexica, em seu auge. o Império dos Astecas durou entre 1325 e 1519, sendo substituído pelos espanhois, o império Asteca, foi o ultimo império mesoamericano, na América do Norte meridional, sendo antecessor o império Tolteca.
O astecas ou mexicas, foram uma civilização que floresceu no atual  território do méxico entre 1325 e 1519, sendo  que após ano de 1519, houve a conquista do império mexicas pelos espanhois. (1519 a 1521)
sementes de Cacau eram moedas de troca, para os astecas, enquanto o ouro, não representava nada, além de  ornar objetos. Para os Espanhois que quando chegram no Continente Americano, não conheciam o Cacau, e por isso não tinha importancia econômica, mas o ouro sim, um importante metal, para o Reino da Espanha, mas devemos respeitar as duas visões de mundo, não devendo menospreza nenhuma.
Maquete representando o Mercado de Tlateloco.
o idioma pelos astecas falados era o nahuatl. os méxicas entraram no Vale do méxico em 1.200 de nossa era e derrotaram o Império Tolteca (900 a 1.200 de nossa era), tendo como capital Tula,  a partir do século XIII, os astecas de mudaram para o  Vale do méxico ou Anahuác, como eles o chamavam. podem ser classificados como um povo nativo da América do Norte, pertencente ao grupo Nahua. os astecas construiram a capital Tenoctitlán em 1325,  após a visão de uma águia comendo uma serpente em cima de um cacto, uma visão enviada aos deuses que ali deveria ser estabelecido uma nova sede de governo. a cidade cresceu e ocorreu o fenômeno das chinampas (fazendas flutuantes), que por ano produzia 7 colheitas. os mexicas, foram habitar o lago texcoco (que foi drenado pelos espanhóis posteriormente), la os mexicas era uma tribo subordinada dos Tepanecas, tinha que pagar impostos altos, mas depois de uma determinada ocasião os mexicas venceram seus opressores e inciaram a construção de novo império, e viraria a ordem da mesoamérica de ponta-cabeça passando de uma tribo dominada, para uma civilização dominante. os Astecas ficaram famosos por construir o Templo Mayor, ou huey  teocalli em nahuatl. o templo era um tributo a dois deuses do panteão asteca tlaloc (o deus da chuva e da agricultura) e huitzilopochtli (o deus da guerra), cada divindade tinha um santuário próprio no topo do  templo. e escadaria própria que conduzia ao santuário de cada deus. segundo as crônicas espanholas, diziam que os Astecas, matavam 20 mil pessoas por dia, para alimentar o deus sol, pois se não fosse feito sacrifício humano (matar pessoas), o sol não nasceria no dia seguinte. no incio o sacrifício de pessoas, em lugares públicos com templos, era uma forma de controle social (isto é o governo controla o população, de alguma forma, no caso incutindo medo na população, porem com o passar do tempo esse ritual, começou a tomar proporções sangrentas e sanguinárias, e virou uma espécie de entretenimento para os clérigos mexicas, e isso levaria ao caminho da auto-destruição. As astecas construíram um sistema duplo de aquedutos, que transportavam água da montanha, e serpenteava até dar uma banheira de pedra, usada pelo própria imperador asteca, que tomava todo banho nela. quando espanhóis viram a capital mexica, pela primeira vez ficaram maravilhados, que chamaram-a de "Veneza do Novo mundo", mas a beleza da cidade não salvaria de sua destruição, comandada por Hernán Cortez, com uma força de 400 homens, alguns cavalos e canhões. Mas a verdade que  os Espanhóis tiveram apoio de povos submissos aos Astecas, isso pode ter ajudado, e la malinche (esposa de Hernan Cortez, nas Américas) ou malinalli  Tenépeatl  ou ainda malinztin em náuatle, ou Doña marina, foi um mulher asteca (da etnia Nahua) da costa do Golfo do México que acompanhou Hernán Cortez e teve um papel decisivo na Conquista do México,  uma vez que falava ao menos 3 línguas. A expressão la malinche! é usada no sentido de traidor ou tradutor. no México e países adjacentes. com forme o tempo passava os povos submetidos pelos Astecas, iam, se juntando ao Espanhóis, pode até ser uma força pequena, mas lembre-se os Espanhóis, tinham um aliado poderoso. os povos subjugados pelos astecas. Um dos episódios que isso pode ter acontecido, foi La Noche triste de Cortez, quando 450 soldados espanhóis foram mortos pelos soldados astecas (guerreiros águia e jaguar), e 4 mil nativos aliados dos espanhóis também. Os astecas festejavam a tal vitória sobre os ibéricos, bebendo em seus crânios (dos soldados espanhóis mortos). Hernán Cortez foi obrigado a fugir, mas ele prometeria que iria se fingar dos astecas. esse evento ocorreu no dia 30 de junho a 1 de julho de 1520, as margens do lago texcoco. mas a vitória seria efêmera, um ano depois (1521), os infelizmente e tristemente, o Reino da Espanha, iria conquista o Império mexica, foi o fim de uma brilhante nação nativa do atual México. templos-pirâmides astecas, foram demolidos para dar lugar a construção de igrejas católicas (um desrespeito a mitologia dos mexicas). mas a pergunta que não quer calar é a seguinte : o que teria acontecido, se os Espanhóis não tivessem entrado em território náuatle e derrotados os mexicas?, quando tempo mais teria sobrevivido o Império dos Mexicas ? não se sabe, talvez uma América melhor ?  ignora-se isso. mas a lembrança de sua civilização, será o testemunho da habilidade, força e inteligência do homem mesoamericano.