terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Um pouco sobre os Tupis

Dança ritual Yamaricumã executada pelas mulheres Suiás e Trumai 
 Os Tupis como já disse  eram compostos de vários grupos, quando a religião eles acreditavam que os maracás objetivos feito de madeira, seixos etc, eram sagrados e usados em cerimônias religiosas, aonde os pajés ( que era um curandeiro, feiticeiro e adivinho como se fosse um sacerdote tupi) invoca os espíritos ancestrais e assim fazia os maracás falarem, também eram atribuídos como objetos de adivinhação por exemplos as mulheres eram dopadas e caiam, levando o publico acreditar elas  tinham morrido, isso era feito antes da guerra, pois se acreditava que assim elas poderiam prever o futuro sobre uma batalha. acreditavam em Sumé, também chamado  de Zumé, Tumé, Pay Sumé, Pay Tumé, entre outro nomes. ele seria antiga divindade da mitologia dos povos Tupi e Guarani  sua descrição variava entre as tribos e teria estado entre os índios antes dos portugueses. Socialmente haviam uma certa hierarquização da sociedade, aonde o cacique recebia o nome: murumuxaua, morubixaba, tabixaba ou , ou ainda Tuxua era o chefe supremo, além de predominar a poligamia (tendo relatos que um homem tinha 13 a 14 mulheres)  o  Nheengaba (conselho dos Anciãos) controlava a vida política da aldeia, e tomava decisões importantes como por exemplo aonde construir novos assentamentos e quando e como mudar de um local para o outro. Os índios Tupis eram canibais, e comiam criança e mulheres, a matavam na praça da Aldeia (ocara), porém não era apenas um ritual antropogáfico, além disso promovia as relações interaldeãs, pois outros tribos de outros etnias iam  fazer "acordos políticos" com os tupis. usavam para matar sua vítima um clava achatada chamado Ibirapema, construíam cerca de madeira com uma paliçada chamada pelos índios de caiçara, aonde Hans Staden diz que nenhuma flecha seria capaz de atravessa, e os construtores deixavam vãos livres para disparar flechas disparar contra os atacantes. Colocavam nomes em suas  Aldeias com por exemplo: Macumcaba,Ubatuba, Ariroba, Iperoig

Vestuários: está certo os índios brasileiros andavam completamente nus, sem nenhuma cobertura, mas existia algumas peças de "vestuários" 

a) Enduape: só os homens usavam para ir para guerra,  era um objetivo circular, feito de penas de avestruz acredito que seja para guardar a mussurana e era colocado atrás do corpo na região das nádegas.

Araçoia: um fraldão de penas de aves usadas pelas índias

Cocar: clássico! usado pelos caciques indígenas

araçoiaba: um chapéu de madeira circular com penas de pássaro

por exemplos os Carijós usavam uma roupa de algodão chamado Typpoy ( que derivou o nome tipóia), suporte de pano que serve para colocar o gesso quando que um braço, isso porque os carijós moravam em uma zona mais fria. Além disso, criavam animais (caititu - porco do mato) e capirava, sendo desconhecidos até a chegada dos portugueses animais como galinha e o cavalo) como já dito, andavam totalmente nus, e pintavam o seus corpos com frutos como urucum e jenipapo. na agricultura, usavam técnicas rudimentares como coivara. (queima do solo, para a plantação), e em rituais se enfeitavam com penas de pássaro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário